Reunião das CTs na Casa Civil – Alteração do CEBAS

Os diretores da CONFENACT, Célio Barbosa, presidente, e Adalberto Calmon, vice presidente, juntamente com Rolf Hartmann, diretor presidente da Cruz Azul no Brasil, representando esta, e assessor técnico para o CEBAS (antigo Certificado de Filantropia) estiveram reunidos na Casa Civil para tratar do projeto de alteração da Lei do CEBAS, no que tange o trabalho das CTs e de outras modalidades de promoção da saúde na área da política sobre drogas.

Esta reunião foi promovida pela Senadora Gleisi Hoffmann e sua equipe, envolvendo a diretoria do CEBAS do Ministérios da Saúde (MS-DCEBAS) e a Casa Civil, e aconteceu no Palácio do Planalto no dia de ontem, 02/02/2016, as 14:45 horas, com a presença da senadora Gleisi, Dr. Cesar Dutra Carrijo (Casa Civil), Dra. Cleusa Bernardo e Dr. Brunno Carrijo (MS-DECEBAS).

O objetivo desta reunião, e de outras audiências e reuniões que já ocorreramnos últimos dois anos, é a alteração da atual legislação do CEBAS (Lei 12.868/2013) para que as CTs e outras entidades de promoção da saúde, possam ter acesso efetivo ao benefício fiscal.

Abaixo os principais pontos a serem alterados e que foram discutidos na reunião:

a) a inclusão da receita decorrente dos contratos e convênios com a SENAD e outras instâncias e esferas governamentais, na base de cálculo da receita sobre a qual é calculada o percentual mínimo de gratuidade;

b) não consideração do relevante déficit na compra desses serviços e que, pelos critérios atuais, não pode ser considerado gratuidade para fins de filantropia;

c) a certificação dar-se em sistema diferente (SUS) do sistema do programa de acolhimento em Comunidade Terapêutica (SISNAD);

d) necessidade de contratação prévia dos serviços pelo sistema SUS;

e) falta de regulamentação e de revisão da Lei 12.101, notadamente, dos critérios estabelecidos pela lei 12.868/2013.

A partir desta reunião, a Casa Civil avaliará o que representam estas alterações sugeridas e discutidas dentro da legislação atual, e o instrumento legal (MP, ou Decreto, ou Lei). Rolf Hartmann, juntamente com a assessoria da Senadora Gleisi Hoffmann, estarão subsidiando com informações e análises técnicas esta alteração da legislação. A estratégia é de curto prazo (regulamentação com o que é necessário e possível via Decreto e Portaria), médio e longo prazos (adaptação da legislação e da forma de contratação das gratuidades necessárias para se fazer jus ao CEBAS).

O CEBAS é importante instrumento de redução dos custos, especialmente sobre a folha de pagamento (aproximadamente 30%). Hoje a legislação já prevê o CEBAS para as comunidades terapêuticas e entidades de promoção de saúde da área da dependência química, mas a forma prevista inviabiliza a opção ou a manutenção deste certificado e da imunidade das contribuições previdenciárias muitas entidades.

Um dos objetivos da reunião foi apresentar as dificuldades existentes e a construção de possíveis soluções.

 

Egon Schlüter –  Secretário da CONFENACT

Rolf Hartmann – Assessor Técnico do CEBAS

^95BFDD31632DB5503587EA03FCFEC80F8468BF6C596AB27783^pimgpsh_fullsize_distr

^18118ACEDA2A2B9A5DDB00D5408169382FD2AB9C7F9444ECBE^pimgpsh_fullsize_distr

20160203054523 III

 

Sobre Egon - Presidente CONFENACT

Presidente da CONFENACT, representando a Cruz Azul no Brasil.
Esta entrada foi publicada em Notícia Confenact. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Reunião das CTs na Casa Civil – Alteração do CEBAS

  1. Boa tarde

    Admirei muito este conteúdo.

    Abraços!

    ShameOnYou no Intelimax

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *