NOTA DE ESCLARECIMENTO, DE PESAR E DE REPÚDIO

CONFENACT esclarece matéria jornalística que informa óbito de paciente em EMPRESA na Grande São Paulo e reforça o compromisso das comunidades terapêuticas legítimas.


A CONFENACT – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE COMUNIDADES TERAPÊUTICAS, vem a público, com pesar, esclarecer uma matéria jornalística divulgada no G1 (09/07/2024) sobre o óbito de um paciente na “Comunidade Terapêutica” Efata, localizada na Grande São Paulo.
Esclarecimento Importante:
A EMPRESA envolvida (nome fantasia de “Comunidade Terapêutica” Efata) trata-se de uma sociedade empresarial (LTDA – Limitada), com fins lucrativos e NÃO é uma comunidade terapêutica, como definido pela Resolução nº 01/2015 –

CONAD, que proíbe a exploração comercial por tais entidades.

Repúdio:
A empresa investigada pelo óbito (“Comunidade Terapêutica” Efata) não está associada ou filiada a qualquer das federações filiadas à CONFENACT, tampouco à CONFENACT. Além disso, as imagens veiculadas na reportagem, mostrando as mãos da vítima atadas, evidenciam a ausência de caráter voluntário no tratamento, o que fere os princípios basilares das comunidades terapêuticas, de acordo com o art. 26-A da Lei nº 11.343/2006. Repudiamos, veementemente, tratamentos e acolhimentos baseados em desrespeito à dignidade humana
e adotaremos medidas para os envolvidos respondam por seus atos.

Irregularidade:

A empresa utiliza indevidamente o nome fantasia “comunidade terapêutica”, causando confusão na população, em geral. A CONFENACT lamenta que existam empresas utilizando desta terminologia, de modo torpe e sem observar as obrigações legais e normativos envolvidos e adotará medidas em face da empresa envolvida e de outras instituições que, de modo indevido, desinformam a sociedade quanto ao que é, verdadeiramente, uma comunidade terapêutica.

Compromisso:
A CONFENACT está disponível para fornecer informações precisas à sociedade e
assegurar a transparência sobre as verdadeiras comunidades terapêuticas e, lamentamos que existam informações equivocadas e inverdades que circulam, à esmo, tendenciosas a macular as atividades desenvolvidas por comunidades terapêuticas legítimas, competentes e sérias.


Condolências:
A CONFENACT lamenta profundamente a dor da família enlutada e reafirma que aempresa não representa uma comunidade terapêutica, mas sim uma entidade de tratamento compulsório.


Blumenau, 10 de Julho de 2024.

CONFENACT – Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas
Célio Luiz Barbosa
Presidente

Célio Luiz Barbosa
Presidente
(FENACT)
Rolf Hartmann
Vice – Presidente
(Cruz Azul no Brasil)
Adalberto Calmon
1º Secretário
(Fazenda da Esperança)
Thiago Massolin
2º Secretário
(COMPACTA)
Edson Costa
1º Tesoureiro
(FETEB)
Célia Moraes
2º Tesoureiro
(Desafio Jovem do Brasil)
Esta entrada foi publicada em Noticias e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *