Marco Regulatório CTs – AUDIÊNCIA PÚBLICA – Participe

A CONFENACT está participando na discussão do projeto de criação de uma RESOLUÇÃO DO CONAD, para a regulamentação das Comunidades Terapêuticas – CTs. O objetivo desta regulamentação é a identificação mais efetiva e específica da modalidade de CT, visto que a RDC-029/2011 da ANVISA traz um texto genérico que também prevê atendimentos de outras modalidades. Sem a identificação completa e específica da nossa modalidade, as vigilâncias sanitárias tem encontrado dificuldade na fiscalização dos serviços prestados, muitas vezes exigindo o que não deveriam . Outra necessidade para uma regulamentação específica é fato do Governo Federal ter convênio com as CTs via MJ/SENAD, onde se faz necessário uma regulamentação mais uniforme a ser aplicada em todo território nacional.

A CONFENACT integra o CONAD, tendo um cadeira que hoje é ocupada pelo presidente, Célio Barbosas, na vaga de titular e Egon Schluter, na vaga de suplente. Além desta cadeira no CONAD, a CONFENACT foi convidada pela SENAD para integrar o Grupo de Trabalho – GT do CONAD, que está elaborando uma Minuta de Resolução. A primeira reunião aconteceu dia 23/04/2014, onde foi avaliado a proposta de um rascunho inicial de texto que foi discutido e aprovado. A CONFENACT apresentou um rascunho inicial com base no texto do Projeto de Lei 7663/2010 aprovado pela Câmara dos Deputados, que inclui as CTs na Lei Nacional Sobre Drogas (Lei 11.343/2006), cujo projeto (PLC 037/2013) está tramitando agora no SENADO.  Anexo o mesmo.

A discussão desta regulamentação está na fase inicial, e a próxima reunião do GT do CONAD acontecerá dia 13/05/2014. E também no dia 14/05, acontecerá uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, onde todas as CTs do Brasil  estão convidas, conforme CONVITE FEITO pelo CONAD (Abaixo e-mail), que está sendo divulgado.

Compartilhamos alguns pontos que estão sendo bastante debatidos, como Tempo máximo da Laborterapia; Tempo de Acolhimento/Tratamento; Prática da Espiritualidade (Opção dos residentes participarem ou não); Número de Vagas por Unidade; Rotina do Acolhimento; Definição de equipamento/política das CTs: saúde, ou assistência social; Adolescentes acolhidos – ECA, e outros.

PEDIMOS QUE VOCÊ NOS ENVIE SUAS SUGESTÕES, para que estas possam ser levado ao Grupo de Trabalho do CONAD, para serem analisadas e aprovadas.  

ENVIE SUA SUGESTÃO DE TEXTO para a regulamentação das CTs até 08/05/2014, ao e-mail: confenact@gmail.com

 

PARTICIPE. DÊ A SUA CONTRIBUIÇÃO.

 

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES.

 

Egon Schlüter 

Secretário CONFENACT (Representante da Cruz Azul no Brasil)

 

Sobre Egon - Presidente CONFENACT

Presidente da CONFENACT, representando a Cruz Azul no Brasil.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Marco Regulatório CTs – AUDIÊNCIA PÚBLICA – Participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *